Cristianismo Líquido

É papel de todo crente em Jesus propagar o evangelho e cumprir o “ide” pregado por Ele. E a igreja brasileira tem feito seu papel na última década, em que temos observado o crescimento extraordinário da população evangélica no Brasil. Em 10 anos, os crentes cresceram 61%, atingindo a marca de 50 milhões de pessoas, ou seja, 25% da população.

Sem dúvida esse é um índice estimulante e celebrado por toda a liderança evangélica no país, mas será que essa população tem sido luz no meio em que vive (Mt 5:16)? Será que somos capazes de acolher e discipular todos esses novos convertidos à família de Cristo e ensiná-los na Palavra os ensinamentos de Jesus (Mt 28:18-20)? Será que podemos dizer que a Igreja de Cristo é reconhecida por amar uns aos outros (Jo 13:35)?

Nos últimos anos temos observado um crescimento dos números de violência no Brasil que são assustadores. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) os índices de homicídios no Brasil são epidêmicos, com 154 assassinatos por dia e um crescimento de 7% entre os anos de 2011 e 2012 (que contribuem para o crescimento de 124% nos últimos 30 anos).
Além disso, os índices de violência contra a mulher também tem aumentado. Na última década a violência cresceu 17,2%, sendo que a maioria dos casos acontece dentro da própria família.

Outro indicador preocupante de crescimento é o número de divórcios no Brasil, que dobrou na última década, segundo o IBGE. Os números atingem a população brasileira e também a população evangélica, o BEPEC (Buerau de Pesquisa e Estatística Cristã) divulgou pesquisa que afirma que 11% das mulheres evangélicas casadas admitiram que já traíram seus maridos, e 25% dos homens evangélicos casados já traíram suas esposas.

Além dos fatos que afetam nossa sociedade e nossas famílias, ainda encontramos índices preocupantes quanto a missão principal do crente de anunciar o evangelho. Segundo pesquisas recentes, o crescimento evangélico não tem resultado no aumento do número de missionários, apontando estagnação e até mesmo declínio. Em uma análise feita pelo site Fatos em Foco, o número de missionários na igreja corresponde a 0,1% da quantidade total de membros.

Mas o que esses fatos indicam? Se a população evangélica cresceu, o mais lógico seria que todos esses índices de destruição de famílias como o divórcio e homicídios também diminuíssem, pois 25% da população brasileira vivem como imitadores de Cristo.

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” – 1 Co 11.1

Mas não é isso que os indices demonstram. Os valores que Cristo viveu e pregou parecem cada vez mais afastados dos crentes, que parecem viver sem conhecer as Escrituras Sagradas e sem praticar verdadeiramente o evangelho (Mt 7.26).
Quando me deparo com esses índices sinto que não entendemos a parábola da casa construída sobre a rocha e sobre a areia contada por Jesus. Vejo um cristianismo líquido, construído cada dia mais sobre a areia e que se perde no meio dela, com valores confusos que se confundem com valores de outras crenças, filosofias e seitas.

Olho para o povo de Deus e não vejo a Cristo, não os reconheço por amarem uns aos outros ou perseverarem na dificuldade. Vejo um povo que só sabe olhar para dentro e lutar pelas suas próprias batalhas, um povo egoísta e que se esqueceu do Reino e só pensa em si mesmo, tanto que nem mesmo ao campo missionário tem ido mais.

Na verdade muitos cristãos tem ido a igreja por dois motivos nos dias de hoje. Ou como pronto-socorro espiritual, buscando cura e solução para seus problemas familiares. Ou então para a busca desenfreada de bens materiais, afinal escuta-se o tempo todo “Deus proverá”, não é mesmo?

Deixamos de ser a geração reconhecida por amar uns aos outros, e passamos a ser a geração que busca a prosperidade pessoal a qualquer custo. Igrejas que contam vantagem pela prosperidade de seus membros, crentes que querem apenas a prosperidade pessoal para aumentar seu próprio reino.

Até quando vamos viver para nós e ignorar o Reino? Até quando vamos pregar a Palavra sem vivê-la? Até quando viveremos esse cristianismo líquido e influenciável?

Eu tenho um sonho, sonho de uma nação que viva a palavra de Deus e que busque primeiro o Reino e sua justiça, pois sabe que Deus não desampara os seus filhos (Mt 6.33).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s