Turma da Mônica Jovem, de Mauricio de Sousa

turmadamonica-300x174A primeira sensação que senti ao ouvir falar da Turma da Mônica Jovem foi de puro preconceito. Como assim vão fazer isso com os personagens criados pelo Mauricio de Sousa? Aquelas primeiras capas com os personagens crescidos e o estilo mangá adotado pareciam ofender a minha visão, quase como se um crime fosse cometido contra a minha infância.

Recusei-me a ler qualquer exemplar, e até mesmo a ter qualquer contato que deturpasse a imagem preservada de Cebolinha, Cascão, Mônica, Magali e toda turma que tanto marcou meus primeiros anos como criança e leitor.

Porém, um fato chamou minha atenção há alguns meses. Estava lendo um artigo de um crítico de HQs americanas e ele questionava o sucesso comemorado pela DC Comics ao vender 200 mil cópias da edição de Justice League #1 comparado com as mais de 500 mil cópias vendidas pela revista brasileira Turma da Mônica Jovem.

A notícia pegou-me de surpresa, e logo fui buscar mais informações que comprovavam que nenhuma outra HQ no mundo tinha os números expressivos de vendas da jovem turminha. Nem mesmo os mangás japoneses ou as famosas HQs americanas, a revista em quadrinhos que mais vende no mundo é brasileira. Tal fato jogou por terra qualquer resquício de preconceito e logo a curiosidade tomou conta de mim – admito, tenho uma queda por números.

TURMA-DA-MONICA-JOVEM-300x225Aproveitei que meu primo de apenas 10 anos de idade possuía alguns exemplares da Turma da Mônica Jovem e pedi emprestado. Apesar da curiosidade, ainda ensaiei alguns dias para ler, mas enfim tomei coragem. E para a minha surpresa, em pouco tempo eu estava rindo e me divertindo com as histórias da Turma da Mônica, agora crescida.

Os temas abordados são obviamente voltados para um público adolescente, assim como o comportamento dos personagens. É recorrente ver Magali e Mônica chamando os garotos de “fofos”, assim como Cascão e Cebolinha – que agora quer ser chamado de Cebola – preocupados com a opinião feminina. Inclusive na revista número cinco há um relato curioso da mãe da Mônica sobre o comportamento dos adolescentes, a explosão de hormônios e todo o exagero de sentimentos que se aflora nessa idade.

Tal temática deve soar estranha para os adultos que leram o gibi da Turma da Mônica durante a infância. Mas a essência da turminha está contida em cada página da revista. As brincadeiras provocativas entre os personagens, as aventuras mirabolantes por lugares estranhos e os velhos amigos agora crescidos como Anjinho e Franjinha.

A essência da turma também está presente nos momentos de explosão de sentimento dos personagens, quando o traço assume a forma infantil – bem no estilo mangá – e nos faz lembrar a velha turminha. Tanto que no início de cada edição encontramos um pequeno descritivo dos quatro personagens, alertando que eles não perderam sua essência, mas apenas cresceram.

No final de cada edição há uma pequena carta do Mauricio de Sousa para o público promovendo o diálogo com os leitores. Em inúmeras cartas fica explícito que há muitas críticas, mas também muitas sugestões que vão moldando a revista e, segundo o próprio Mauricio: “Estamos forjando uma linha de histórias em quadrinhos interativa, moderna e de boa qualidade”.

Enfim, após ler alguns exemplares da Turma da Mônica Jovem percebi que os motivos que me levaram a ter preconceito das novas aventuras eram errôneos. Os temas podem ser diferentes, mas é evidente que os meus velhos amigos de infância estão em cada página da revista. Cascão, Magali, Cebolinha – ou Cebola – e Mônica apenas cresceram, mas continuam encantando crianças, adolescentes e adultos.

19 comentários sobre “Turma da Mônica Jovem, de Mauricio de Sousa

  1. Na verdade, a revista que mais vende no mundo e japonesa… e falando a verdade, sao muitas. Muitos mangas vendem mais do que 500 mil copias por edicao (no Japao), so que nao em outros paises, onde eles custumam vender entre 1/10 e 1/20 da tiragem original (vendas internacionais somadas). Excecao dada a europa XD

    A turma da monica vende muito bem, e e quadrinho que mais vender nas americas – se considerar os titulos feito nas americas – mas nao esqueca que os mangas tao ai, mostrando, inclusive com o estilo da TMJ que vieram para ficar- e dominar LOL

  2. Eu so nova nesse ramo de TMJ mais eu to gostando de +.Não sei se è pq sou adolecente mais prefiro a Turma da Mônica Jovem.
    Bom è isso BJs atè mais…*–*

  3. Truma da Monica elegal mas criamça ja da minha idade que e 10 anos
    ja prefirem a truma da Monica JOVEM.

    MAURICIO TENHO UMA PREGUMTA PROQUE A TRUMA DA MONICA JOVEM NAO POTE UMA SERIE OU DE SENHO NA TV.

    PARAMIN SERIA UM SONHO SEMDO REALIZADO.

    TRUMA DA MONICA JOVEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

  4. Gente a primeira vez q eu comprei a revista tmj eu nao sabia como seria,mas agora eu coleciono,mas nao tenho todas as ediçoes,que pena,mas pretendo ter todas,gente nao parem de ler,é o máximo,eu adoro,beijos gente.

  5. Eu curto quando o genio criativo de uma equipe de desenho resolve inovar…a turminha da monica (pequenos) nunca vão deixar de existir…marcaram história…

    A turma da Monica Jovem veio para dar umaa carinha mais moderna a turminha e com um visual mais elaborado.

    Apesar do mangá misturado que fizeram eu gostei muito das linhas e traços que usaram…ficou com a cara bem brasileira.

    Só peço que a pureza (mesmo adolescente) continue…situações em que se mostram pervertidos….ou extremamente sexy não rola, acaba deixando o gibi pesado e saindo do foco que é divertir em todas as idades.

    Por isso se voce notar algo que seja exagero…reclame e mande um e-mail para eles, assim vamos ajuda-los a manter o gibi acessível para adultos e crianças também…
    Vlw…

Deixe um comentário

