Gigantes do futebol brasileiro, de João Máximo e Marcos de Castro

gigantes-209x300Desculpe-me aqueles que ainda relutam em fugir de qualquer contato com o esporte mais popular do planeta, mas infelizmente o futebol não permite escapatória no país pentacampeão do mundo. Isso por que os noticiários sempre apresentam os resultados da última rodada, além das novidades da seleção canarinha. Nas rodas de amigos o assunto sempre surge no meio de outros entre provocações e risadas. Isso sem falar na copa do mundo de futebol que pára o Brasil, literalmente, durante os jogos da seleção.

Ainda assim há alguns que relutam em tentar fugir desesperadamente. A literatura poderia ser um caminho, mas se você for de fato um amante das letras invariavelmente vai se deparar com alguns versos de poetas e citações de escritores apaixonados pelo esporte. Isso sem falar em livros dedicados exclusivamente ao tema, como é o caso do livro Gigantes do futebol brasileiro publicado pela editora Record.

Neste livro os jornalistas João Máximo e Marcos de Castro abordam a vida de 21 grandes jogadores do futebol brasileiro. Histórias que se misturam com a própria história da evolução do esporte no país, de grandes clubes e da própria seleção.

Cada um desses jogadores ganha uma pequena biografia no livro. Assim são abordados fatos da infância, transferência entre clubes, jogos marcantes e passagens pela seleção Brasileira. Isso sem falar nos episódios polêmicos e o desfecho da carreira de alguns craques que muitas vezes acabaram na ruína, loucura e até mesmo abandonados até a morte.

Essas pequenas biografias de cada jogador contam também um pouco da evolução histórica do futebol no Brasil. Passando pelo amadorismo inicial, as primeiras transferências de jogadores para clubes da Argentina e Uruguai ((Países onde o futebol profissionalizou-se antes do Brasil)), os memoráveis jogos do futebol brasileiro, e os fracassos e sucessos nas Copas do Mundo.

caricaturaApesar de toda a história contada através dos jogadores do futebol brasileiro, a beleza do livro se encontra na poesia dos detalhes de cada atleta. A começar pelos detalhes das caricaturas feitas pelo cartunista Ique no início do capítulo de cada um dos jogadores. Quase com um quebra cabeça em que o leitor vai procurando identificar quem são aqueles que fazem parte do livro. Assim é possível identificar as pernas curtas de Romário, o bigode característico de Rivelino e o sorriso inconfundível de Ronaldo, o fenômeno.

O olhar poético continua no interior do livro, com os dois jornalistas retratando os 21 atletas que integram a obra e as características dos mesmos. O toque de classe na bola de Fausto, Romeu, Didi, Rivelino, Tostão, Zico e Falcão. Os dribles desconcertantes de Garrincha, os gols implacáveis de Heleno, Danilo, Romário e Ronaldo. A elegância defensiva de Domingos da Guia e Nilton Santos, e a beleza artística produzida por Pelé.

Cada jogador não é descrito por números de seus feitos, mas pelo encantamento das palavras de um espectador que através delas passa ao leitor o poder de visualizar a classe, os dribles, os gols e as jogadas que consagraram cada um dos gigantes do futebol brasileiro.

Isso sem falar nas inúmeras citações de autores sobre a beleza do jogo e dos jogadores, representado através de poemas e pequenas passagens de grandes nomes do jornalismo e literatura nacional. Assim presenciamos nomes como Mario Filho, Arnaldo Nogueira, José Lins do Rego, João Cabral de Melo Neto, Ari Barroso, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues, Luis Fernando Veríssimo, entre outros.

Enfim, o livro “gigantes do futebol brasileiro” é uma obra robusta que aborda de forma histórica e poética a vida de grandes jogadores do futebol brasileiro, histórias que se misturam com a história do próprio esporte no brasil. Para os apaixonados pelo futebol a obra é um deleite, para aqueles que ainda relutam o livro de João Máximo e Marcos de Castro promete mostrar um romantismo hipnótico e encantador.

Gigantes do futebol brasileiro
Autores: João Máximo e Marcos de Castro
Ilustrações: Ique
Editora: Record
440 páginas
Preço Sugerido: R$ 49,90

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s