A diaba e sua filha, de Marie NDiaye

a-diaba-e-sua-filha-198x300Histórias infantis são geralmente simples e contém uma dose de entretenimento para torná-las agradável aos olhos do leitor a qual se dedica. Mas a simplicidade pode esconder uma infinidade de segredos na composição do texto e imagem, capazes de fazer muito mais do que apenas entreter. Elas podem ensinar.

O livro de Marie NDiaye tem a capacidade de transmitir uma mensagem muito além de suas linhas. Em A diaba e sua filha, publicado pela Cosac Naify, é contada uma fábula tão simples e tocante que uma série de sentimentos se afloram no leitor.

A história poderia resumir-se na busca da diaba por sua filha. Mas os elementos envolvidos na narrativa evidenciam o medo, preconceito, carinho e amor expressos nas palavras da autora e nos traços esfumaçados e marcantes da egípcia Nadja.

A diaba, de face agradável de olhar, clama por sua filha: “Onde está minha filha?”. As portas abrem comovidas pela procura, e fecham-se de pavor ao notarem que os pés da diaba como “pequenos cascos negros e delicados como os de uma cabra”. As portas fecham, o pavor toma conta, e todos querem expulsar a mulher de cascos ao invés dos pés para longe.

O estado de medo fica marcado de forma forte pelo traço de Nadja, que não tem um traço com contornos delineados. Seu traço é indefinido, brincando com luzes, sombras e com as formas, transmitindo de maneira brilhante o ambiente noturno e os sentimentos aflorados.

A partir das ilustrações e da narrativa fica evidente o cuidado da obra ao tratar do delicado tema do preconceito contra os que são esteticamente diferentes, e segundo Mia Couto, na orelha do livro, como “os nossos medos são coletivamente construídos”.

Assim, de uma forma simples e delicada a narrativa do livro “A diaba e sua filha” procura mostrar mais que uma simples história. A obra tem o propósito de transmitir e ensinar valores que envolvem inclusão, além de fazer-nos pensar sobre como lidamos com o diferente e nos deixamos influenciar pelo medo coletivo. Enfim, é impossível passar ileso pelo livro de Marie NDiaye.

A diaba e sua filha
Autora: Marie NDiaye
Tradução: Paulo Neves
Ilustração: Nadja
40 Páginas
Preços Sugerido: R$ 25,00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s