Oração: “Ontem, hoje e sempre”

Todas as vezes que ouvi que teu caráter é imutável – “ontem, hoje e sempre” – eu tentava, erroneamente, traçar-te através do meu raso conhecimento de amor. Então traçava o perfil de um bom velhinho, amoroso, que pegava crianças no colo, distribuía doces em formas de palavras e amor em pílulas. Qualquer palavra ou ação mais dura era por mim ignorada. Desenhava-te aos meus olhos, para puro agrado e não como de fato és. Por isso que a expressão “ontem, hoje e sempre” me incomodava, e ao invés de procurar conhecer-te, eu queria te moldar a minha visão rasa de amor. Afinal, como explicar o amor quando pediste Isaque a Abraão? Como entender o amor que destrói Sodoma e Gomorra, inunda o mundo com água e salva poucos, quando destrói os egípcios que perseguiam seu povo? Como viver o amor daquele que permite que seu povo vague 40 anos erroneamente pelo deserto? E não permite que Moisés entre na terra prometida? Como viver o amor que exige a renuncia de nós mesmos e a entrega de tudo que temos? A poetiza estava certa quando disse que “não vemos as coisas como são, mas como nós somos”. E como temos uma visão superficial do que é amor, ao invés de buscar conhecê-lo através de quem é o Amor de fato, vivemos tentando desenhar-te e moldar-te aos nossos interesses para que seja mais fácil te explicar aos outros e principalmente a nós mesmos. Perdoa-me por te reduzir a minha visão rasa e superficial, por te moldar aos meus próprios interesses e esperar a tua entrega ao invés da minha. Não quero mais te desenhar aos meus olhos, quero agora te conhecer. Não quero mais praticar o amor superficial que conheço, quero que me ensines a amar como de fato é o amor. Quero, de fato, estabelecer um relacionamento contigo e renunciar a tudo que tenho e sou.

Deixe um comentário

